Parte I- Dicas valiosas
A rotina dos adolescentes anda cada vez mais corrida e a consequência disso é a má alimentação derivada de fast-foods. A melhor alternativa é controlar a comida e sua qualidade para além de emagrecer, não ter complicações na saúde.
Como eu disse antes fiquei devendo a vocês posts sobre dieta para adolescentes. Falei também que fui à nutricionista e ela me deu várias dicas preciosas. Vou enumera-lás para ficar mais fácil de entender e decorar certinho:
1- A má notícia é que não tem como excluir verduras e frutas da dieta. Se esforcem para experimentar os mais variados tipos, alguém irá agradar você. Lembrem-se do resultado de um corpo lindo irá compensar o “sacrifício”. Indico: Laranja, kiwi, maçã, uva verde, morango, banana...
OBS: Se liguem que cenoura, por exemplo, faz muito bem aos cabelos e unhas e laranja uma fonte de vitamina C, prevenindo gripes, etc. Maçã faz tão bem ao coração que no futuro vocês agradeceram por não ter problemas cardíacos.
2- Vale ressaltar que não adianta comer bem e ser uma pessoa sedentária. Alimentação balanceada e atividade física devem SEMPRE andar juntos.
3- Vamos fazer um acordo? Frituras, refrigerantes e doces em geral apenas no fim de semana? Cuidado com os excessos...
4- Chocolate pode? Claro! 20 g. de 70% cacau, acredite, é gostoso.
5- Não consegue viver sem doces e principalmente chocolate? Tenho a solução.Alfarroba tem cara e gosto de chocolate, mas não é. Simplesmente igual ao nosso amável amigo, é uma vagem da qual se extrai a polpa que é torrada e moída para se obter o pó usado na substituição do cacau. Pode ser bombons, barrinhas, em pó, ela será o maior aliado nessa luta.
6- Coma de 3 em 3 horas, sendo 6 refeições ao todo. Assim:
Café da manhã. Substitua o Nescau por suco de limão ou laranja. Pode ser vitamina também.
Lanche 3 horas depois. Vale frutas oleaginosas, frutas secas, barrinha de alfarroba com banana, uma maçã...
Almoço. Lembre-se que mais da metade do prato deve ser salada caprichada na alface, que deve ser consumida antes, fato que inibe a fome e faz com que coma menos durante a refeição. Um pouco de tudo (proteína-carne magra-, carboidrato-apenas 2 colheres de arroz-, verduras no vapor e por aí vai)
Lanche 3 horas depois. Fruta ou sanduiche de peito de peru com uma colher de sopa de queijo cremoso light.
Jantar. Mesma regra do almoço.
Ceia. Fruta, chá ou copo de leite.
E NUNCA PULE UMA REFEIÇÃO, pois acontece que o cérebro irá entender que a comida está em falta, fazendo com que o corpo consuma mais na próxima vez que ele for comer.
7- Se exercite 5 vezes por semana, por mais de 30 minutos. Pode ser dançar, nadar, praticar algum esporte, andar, academia (aeróbico, musculação e lembrar do indispensável abdominal), pilates, boxe, pedalar etc.
Lembrete importante: Crie o hábito de contrair os músculos do abdômen, como se estivesse encolhendo a barriga. Dessa maneira, você estará fazendo um exercício permanente para tonificar a musculatura e evitar a barriguinha flácida. Porque afinal, não adianta ser magra e ter tudo caído né?
8- Não tome líquidos durante as principais refeições. O suco e água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga. Concentre a alimentação mais pesada no café da manhã e no almoço. Assim, você vai ter um dia inteiro para queimar as calorias que consumiu.
9- Evite comer alimentos pesados à noite como carnes, pois a digestão não será tão eficaz ao dormir como acordada, sem contar que pesa muito. Prefira no almoço.
10- Toda a vida deverá comer devagar (também por uma questão de classe), mastigando bem os alimentos. Isso acelera a digestão e cansa a boca, fazendo com que comemos menos. Essas dicas facilitaram o aproveitamento de nutrientes e evitará a formação de gases.
11- Substituir a comida por integral facilitará muito o nosso árduo processo. Particularmente isso me ajudou muito. Ao invés de ingerir arroz branco, pão de sal e macarrão normal, preferi integral. O gosto muda parcialmente, mas com molho e algo por cima nem dá para perceber.
12- Evitar caldo Kinor (proporciona gases), corantes e todo o tipo de glúten, pois faz extremamente mal, principalmente a alergias.
13- Abolir gorduras trans.
14- Beber 10 copos de água por dia.
15- Preferir frutas orgânicas, agrotóxico é o pior inimigo de qualquer organismo.
16- Fast- food? Uma vez no mês APENAS. Salgadinhos? Uma vez no ano!!!! Não coma miojo, pois tem muita gordura.
17- Não coma assistindo TV.
18- O ideal é pesar pelo menos 6kg abaixo da altura. Ex: Eu tenho 1,60 e tenho que pesar 54kg. Porém sou uma exceção, pois minha genética é ter muito busto, braços, pernas grossas e quadril. Meu objetivo é ter 50 kg.
119- O mais importante é ter a consciência de que não se deve emagrecer rápido, pois é mais fácil de depois recuperar. O efeito tem que ser gradativo.
20- Não confie na balança e sim, nas medidas na fita métrica de cintura. Você pode emagrecer em gordura ruim e troca-la pela boa ou engordar em músculos, pois eles pesam muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário